Vereadores de Sonora fecham ano aprovando mais 70 Projetos de Lei em 2019
Vereadores de Sonora fecham ano aprovando mais 70 Projetos de Lei em 2019
Orçamento aprovado pela Câmara para 2020 ultrapassa R$ 74 milhões.

da Assessoria, Eder Pereira              23/12/2019    17h17

A Câmara Municipal de Sonora, com seus 11 vereadores, fechou o ano com o índice de aprovação de 100% dos Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo Municipal no ano de 2019, num total de quase 80. Boa parte destes PLs aprovados são autorizações em convênios ou doações para Projetos Sociais que ultrapassam os R$ 5 milhões.

De acordo com o presidente da casa de Leis, vereador Raphael de Lemos (MDB), disse que sem a conjuntura política pacificadora, os projetos não andam, por isso, segundo ele, é importante o bom entrosamento entre Legislativo e Executivo municipal.

Inédito na história de Sonora

Em 2019 foi a devolução de parte do duodécimo, através de economias administrativas realizadas na gestão de Raphael com apoio dos demais vereadores, que somados chegam a R$ 140 mil, sendo, R$ 60 mil para o Hospital, R$ 40 mil para o Conselho de Segurança que serão investidos no vídeo monitoramento, R$ 20 mil para APAE e mais R$ 20 mil que deve ser destinado ainda este mês ao Projeto Esperança Guisepe Gutilla.

“Meu intuito é trabalhar consciente e de forma respeitosa com o dinheiro público e isso nos fez economizar de todas as formas e ajudar várias entidades de nossa cidade, que também teve o apoio do executivo na elaboração e execução. Assim continuamos trabalhando sempre pelo coletivo, nunca individual. Obrigado aos colegas vereadores por estarem sempre do lado do bem e da sociedade, agilizando as aprovações de interesse coletivo, ligados diretamente no desenvolvimento de nossa cidade”, disse Raphael.

Quase R$ 4 milhões também foram destinados ao Hospital Rachid Saldanha Derzi em 2019. Alguns resultados positivos foram em parceria do Legislativo com emendas de deputados conquistadas pelos vereadores, como a reforma e ampliação do prédio.

A APAE também foi beneficiada com as aprovações em 2019, com a destinação da realização do Aniversário da Cidade e Rodeio com R$ 370 mil, bem como o convenio mensal para custeio, autorização da sedência de funcionários e profissionais da saúde em atendimento as crianças ali atendidas.

Na última semana os vereadores também aprovaram onze PLs, entre eles a continuidade de convênios importantes de cunho social, como os comandados pelo Conselho de Segurança e Policia Militar, que são o Patrulha Mirim, Bom de Bola, Bom na Escola e Proerd. Outro importante PL autorizado foi a continuidade do convênio com a Associação dos Universitários de Sonora (AUS), que soma R$ 1.080.000,00 mi já para 2020.

Vereadores Legislatura 2017/2020

Raphael de Lemos (MDB)
Juraci Onório, o Neco do Bar (MDB)
Eliel Rufino (PEN)