O Programa MS Ativo – Municipalismo foi lançado pelo Governo do Estado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, no dia 23. O Governador Eduardo Riedel disse que o objetivo do projeto é realizar obras nos 79 municípios do estado e promover ações de cooperação nas áreas da Saúde, Assistência Social e Educação.

Junior Mochi Reinaldo AzambujaO Programa MS Ativo – Municipalismo foi lançado pelo Governo do Estado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, no dia 23. O Governador Eduardo Riedel disse objetivo do projeto é realizar obras nos 79 municípios do estado e promover ações de cooperação nas áreas da Saúde, Assistência Social e Educação.A Câmara Municipal de Sonora marcou presença no evento, com o presidente Jansen Peixoto, o vice-presidente Fábio Sinuca e o 2º secretário Francisco Deuzimar, juntamente com a maioria dos vereadores e prefeitos de todo o estado. A presença em massa dos representantes demonstrou a credibilidade do governo frente às prefeituras e câmaras municipais. Durante o evento, os vereadores reforçaram o compromisso das demandas municipais através do deputado estadual Júnior Mochi e conversaram com o ex-governador Reinaldo Azambuja, responsável pelo início desse modelo de governo municipalista.Na área da Educação, o programa oferece estratégias e mecanismos para melhorar a qualidade do ensino no Estado, como a implantação do Programa MS Matemática, destinado ao desenvolvimento da aprendizagem da disciplina no ciclo de 4º e 5º ano. Além disso, serão oferecidas formações continuadas para professores e coordenadores pedagógicos, visando o fortalecimento da aprendizagem em leitura e escrita nas escolas.Na Saúde, haverá investimentos em tecnologia para melhoria na coleta e transferência de dados, revitalização da estrutura assistencial das unidades básicas de saúde e saúde bucal, com a possibilidade de ampliação do atendimento para o período noturno. Na Assistência Social, a busca ativa será estendida com o Cras volante, fortalecendo e ampliando a atuação do município na erradicação da pobreza extrema.Quanto à Infraestrutura, o governo pretende investir em pavimentação de ruas nos 79 municípios do Estado, além de avançar na pavimentação de rodovias e asfaltar 5 mil km de estradas de chão. O planejamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística prevê mais de R$ 966,4 milhões em obras a contratar ou conveniar em 2024, divididos em infraestrutura urbana, obras civis e obras aeroportuárias. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.